terça-feira, 31 de maio de 2022

O CURSO DE GUIA DE TURISMO E O PASSEIO PELA HISTÓRICA RUA COMENDADOR ARAÚJO por Francisco Souto Neto.

 O CURSO DE GUIA DE TURISMO E O PASSEIO PELA HISTÓRICA RUA COMENDADOR ARAÚJO


 
Rua Comendador Araújo, à noite, em Curitiba. Foto de Francisco Souto Neto.

Rua Comendador Araújo, à noite, em Curitiba. Foto de Francisco Souto Neto.

Comendador Francisco Souto Neto

 

------------------o-----------------

  

O CURSO DE GUIA DE TURISMO E O PASSEIO PELA HISTÓRICA RUA COMENDADOR ARAÚJO

por  Francisco Souto Neto

Recebi algumas palavras de um usuário do Facebook, que assina Daniel Gaia, através de “Messenger” (in box), dizendo-me ser estudante do Curso de Guia de Turismo, do Colégio Estadual Júlia Wanderley, aqui de Curitiba, e que estava trabalhando na montagem de um roteiro sobre a Rua Comendador Araújo, para apresentar à sua turma. Acrescentou que ao buscar informações na internet sobre referida via pública, que é uma das mais antigas e tradicionais da capital do Paraná, encontrou um artigo que escrevi sobre a mesma e que publiquei em 24 de agosto de 2018 em meu blog “Crônicas e artigos não publicados em jornais e revistas”, sob o título de “Rua Comendador Araújo em Curitiba: passado e presente”. Referido texto pode ser lido no seguinte link:

https://fsoutone.blogspot.com/2018/08/rua-comendador-araujo-em-curitiba.html

Disse mais o estudante Daniel Gaia: que meu texto apresenta explicações claras e objetivas sobre o histórico daquela via pública, com referências detalhadas das mansões ainda ali existentes, e dos edifícios que foram surgindo com a passagem das décadas. Em vista disso, pedia-me autorização para usar minha matéria na íntegra, para as explanações que ele e um colega, Marlon Manea Neves, fariam durante uma caminhada que ambos, acompanhados por um professor, pretendiam realizar, guiando seus colegas de classe através dos seis quarteirões da Rua Comendador Araújo, detendo-se em frente a cada uma das mais notáveis edificações, antigas e contemporâneas, para falar sobre a importância das mesmas na qualidade de obras arquiteturais e como marcos na História de Curitiba e, por extensão, do Paraná.

 
O professor Gilberto Dantas de Oliveira
 
Daniel Gaia de Souza

Marlon Manea Neves

Logicamente, dei-lhe autorização para usar meu texto, e fiz isso muito satisfeito pelo fato de que meu artigo de 2018 passaria a ter uma utilidade prática e de cunho cultural.

Aqui em Curitiba o Curso Técnico em Guia de Turismo funciona no período noturno, no colégio referido no primeiro parágrafo deste texto, e funciona à Av. Vicente Machado nº 1643. É reconhecido pela Resolução nº 2.372/2007, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 02.07.2007, à página 24 da edição 7.504. A primeira turma iniciou o curso em fevereiro de 2005. Entretanto, o Colégio Estadual Júlia Wanderley – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, iniciou suas atividades com o Ensino de 1º Grau (Fundamental), no ano letivo de 1947. 

O profissional formado neste curso deverá ser capaz de orientar, assistir e conduzir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens, com ética profissional, respeito ao meio ambiente, à cultura e à legislação do Estado do Paraná.

A caminhada pela Rua Comendador Araújo realizou-se no dia 4 de maio de 2022, guiada por Marlon Neves e Daniel Gaia, sob a supervisão do professor Gilberto Dantas de Oliveira.

O convite para a caminhada pela Rua Comendador Araújo.

Encontrei-me com o grupo durante sua caminhada e aproveitei para fotografar os participantes. Seus nomes vão especificados na legenda da primeira fotografia abaixo:

Em pé, da esquerda para a direita: Daiana Pinheiro Viana, Leomara Aparecida Kazeker, Valéria de Andrade, Laércio Max Wolff (segurando cuia de chimarrão), Letícia Torres de Souza (sabiamente usando máscara), Viviane Oliveto, Daniela Champoski, Tânia Tavares Ferreira, Cibele Andreatta, Antônio Roberto da Silva (conhecido do Sr. Calomeno), Elisângela Schlemper de Carvalho, Felipe Wesley Leite (usando um gorro), Fernanda Santos da Costa (também sabiamente usando máscara), Jaafar Mahmoud Ali Charkieh, Daniel Gaia de Souza, Prof. Gilberto Dantas de Oliveira (com máscara, pois a pandemia da covid ainda permanece). Abaixados: Marlon Manea Neves e Cristiane Rodrigues de Assis.

Os alunos do Curso de Guia de Turismo, nominados na foto acima.

Os alunos do Curso de Guia de Turismo, nominados na primeira foto acima.

Desejo aos alunos do professor Gilberto Dantas de Oliveira um futuro venturoso e que seu entusiasmo os guie pelos caminhos do sucesso na vida com saúde, alegria e grandes realizações.

No link abaixo, mais um artigo sobre um dos prédios da Rua Comendador Araújo, em comparação a um novo ícone da arquitetura Curitiba que está sendo erguido no bairro de Ecoville: o Edifício Age 360:

https://fsoutone.blogspot.com/2022/02/edificio-canada-e-edificio-age-360-dois.html

-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário