quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A 1ª LITERATIBA em 12.8.2017 no MEMORIAL DE CURITIBA, por Francisco Souto Neto para o Portal Iza Zilli.



O convite para a LITERATIBA

PORTAL IZA ZILLI
- O maior portal de comunicação social do Paraná -

Iza Zilli

Comendador Francisco Souto Neto

A 1ª LITERATIBA em 12.8.2017 no Memorial de Curitiba

Francisco Souto Neto

              No próximo dia 12 de agosto de 2017 será realizada a 1ª LITERATIBA, um acontecimento literário com entrada franca, que objetiva a aproximação entre leitores, editoras, autores e profissionais do livro, com entrada gratuita. Embora aberta a todos os gêneros literários, há a predominância da ficção científica e do fantástico. A venda dos livros é feita com preços promocionais.

       Essa primeira edição da LITERATIBA ocorrerá no sábado dia 12 de agosto, das 10 às 19 horas, no Memorial de Curitiba, à Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, no quarteirão entre a Igreja do Rosário e a Igreja da Ordem. Dentro do Memorial, ocupará os espaços da Praça do Iguaçu, com capacidade para mil pessoas simultaneamente, e do Teatro Londrina, com capacidade para 144 pessoas sentadas.

A Megacon

       A LITERATIBA é um acontecimento cultural organizado pelo grupo Megacon Eventos, que já realizou duas edições em Curitiba e São José dos Pinhais, que reuniram cerca de 7.500 visitantes. Eu mesmo compareci em maio do corrente ano à Megacon de São José dos Pinhais, ocorrida nas dependências da FAE, e me senti impressionado com o enorme número de presentes, dentre os quais jovens fantasiados de super-heróis e personagens de filmes de ficção científica.

       A propósito, devo acrescentar que os coordenadores do Megacon foram Valter Cardoso e Gustavo Brasmann, os mesmos que realizarão a 1ª LITERATIBA.

       Abaixo, algumas fotografias feitas na Megacon de maio deste ano. Essas fotos são uma antevisão de como provavelmente serão os moldes da LITERATIBA a realizar-se no próximo dia 12 do corrente.

Rubens Faria Gonçalves entre os guerreiros de “Guerra nas Estrelas”.

Francisco Souto Neto e sua sobrinha Isabelle Aguilar no papel de sua personagem Vampirelle.

Dois visitantes com duas personagens da ficção.

Valter Cardoso, criador da Megacon e da LITERATIBA, com Francisco Souto Neto.

No stand das Editoras Prismas e Fragmentos, com Brenner Silva e Keetrin Oliveira.

Visitantes e autores: Rubens Faria Gonçalves, Valter Cardoso,Keetrin Oliveira e Osvaldo Meza.

No stand dos vampiros, Rubens Faria Gonçalves com Adriano Siqueira, o “Lord Dri”.

A LITERATIBA

       Há quatro editoras que até à data em que escrevo este artigo confirmaram presença: Fragmentos, Estronho, Arte & Letras e Salamandra. Comparecerão os autores Adriano Siqueira, Ana Carolina Pereira, Baltazar de Andrade, Carlos Alberto Machado, Celly Borges, Clarisse Almeida Alvarenga, Dione Mara Souto da Rosa, Eduardo Brindizi Simões Silveira, G. Norris e G. Brasman, Jaime Caiapé, Lhaisa Andria, Luís Ronconi, Marcelo Amado, Marcos Migliorini, Marli Dall'Stella, Matheus Moledo, Paula Vendramini, Roman Schossig, Simone Scremim Miranda, Thiago Tizzot e Valter Cardoso. Um dos autores que deveriam comparecer seria o professor Mustafá Ibn Ali Kanso que, lamentavelmente, faleceu no fim do mês de julho, causando profunda consternação ao mundo cultural de Curitiba. Entretanto seus livros A Cor da Tempestade e O Mesmo Sol que Rompe os Céus estarão à venda, numa forma de homenagem ao saudoso autor de grande talento, que era muito querido pelos seus amigos e alunos.

O Mesmo Sol que Rompe os Céus”, de Mustafá Ibn Ali Kanso.

       A abertura do evento contará com representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural.

Minha participação em três livros da 1ª LITERATIBA

       Eu tenho alguma participação nos livros que estarão expostos. Um deles é a antologia O Sangue dos Vampiros, da Editora Fragmentos, organizada por Adriano Siqueira.

O Sangue dos Vampiros”, antologia organizada por Adriano Siqueira, com minha sobrinha Isabelle Aguilar na capa, interpretando a personagem Vampirelle.

       A capa tem a imagem da modelo Isabelle Aguilar que interpreta a personagem Vampirelle. A fotografia foi tirada por Adriano Siqueira. Referido livro conta com a participação de oito autores: Adriano Siqueira, Bianca Luna, Dione M. S. Rosa, Eduardo B. S. Silveira, Francisco Souto Neto, Mustafá Ibn Ali Kanso, Rubens Faria Gonçalves e Valter Cardoso.

       Outro livro do qual participo, é A Prosa Gótica de Álvares de Azevedo em Noite na Taverna, de Dione M. S. Rosa, que tive a satisfação de prefaciar.

A Prosa Gótica de Álvares de Azevedo em Noite na Taverna”, de Dione M. S. Rosa.

“Naga”, de Dione M. S. Rosa, com prefácios de Francisco Souto Neto, Ademir Pascale e Ricardo Valverde.

       Finalmente, o terceiro livro que conta com minha participação como prefaciador, é Naga, da mesma autora Dione M. S. Rosa. Como o livro tem três partes, a autora incluiu os prefácios de Francisco Souto Neto para a 1ª, de Ademir Pascale para a 2ª e de Ricardo Valverde para a 3ª parte.

Capa de “Tesouros de Curitiba e Outras Histórias”.

        O próprio organizador da LITERATIBA, Valter Cardoso, participa com o livro de contos “Tesouros de Curitiba e outras Histórias”, criativa obra da Literatura Fantástica que já tive a oportunidade de ler e que também recomendo. 
  
Outras atividades na LITERATIBA

Camisetas pintadas à mão.

     Não haverá apenas livros à venda na LITERATIBA, mas outras gamas de atividades culturais. Por exemplo, a venda de camisetas pintadas à mão por Bugre T-Shirts. Até mesmo a Academia de Letras José de Alencar – ALJA se fará presente à LITERATIBA, participando de um painel às 15:00 horas, com o tema “O Papel de uma Academia Literária no Século XXI”, no qual discursarão os acadêmicos Ariosvaldo Trancoso Cruz (vice-presidente da instituição), Tânia Rosa Ferreira Cascaes e Vera Rauta. Cada um deles deverá falar por dez minutos.

Alguns dos membros da Academia de Letras José de Alencar em 2016, em frente ao Palacete dos Leões.

Alguns dos membros da Academia de Letras José de Alencar em 2017, em frente ao recentemente restaurado Palacete dos Leões.

       Sem dúvida, a LITERATIBA será um grande sucesso.


-o-

2 comentários:

  1. Eu fui uma das primeiras a me inscrever para participar da LITERATIBA. Acredito que devem ter esquecido de mim na relação de autores presentes no evento. Estou bem ansiosa e orgulhosa em poder divulgar na minha cidade a obra RECEITAS AUSTRÍACAS DO TIROL BRASILEIRO, já na 2. edição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Marli Dall'Stella, obrigado por me informar. Acabo de incluir o seu nome, aqui no meu blog, na relação dos autores que confirmaram presença. Desejo-lhe sucesso com seu livro. Um abraço.

      Excluir