sexta-feira, 20 de maio de 2016

"PERA PALAS OTELI EM ISTANBUL, UM DOS MAIS ICÔNICOS HOTÉIS DO MUNDO: SEUS HÓSPEDES, HISTÓRIAS E LENDAS" por FRANCISCO SOUTO NETO para o PORTAL IZA ZILLI.



Pera Palas Oteli (Pera Palace Hotel Jumeirah), “The Pearl of Istanbul”.

-----o-----

PORTAL IZA ZILLI
- O maior portal de comunicação social do Paraná -

Iza Zilli


Comendador Francisco Souto Neto

PERA PALAS OTELI EM ISTANBUL, 
UM DOS MAIS ICÔNICOS HOTÉIS DO MUNDO: 
SEUS HÓSPEDES, HISTÓRIAS E LENDAS.

Francisco Souto Neto

Istanbul é a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo em 2016, que se localiza espalhada em dois continentes, Europa e Ásia, esses dois lados unidos por duas imensas pontes construídas sobre o Estreito de Bósforo. Conhecida como “forjadora de civilizações”, é a antiga Bizâncio até ao ano 330 d.C. e Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente até 1453, quando a cidade caiu em poder dos turcos, o acontecimento histórico que marcou o fim da Idade Média. A partir de então, levou o nome de Istanbul, grafada assim mesmo, com um charmoso “n” antes do “b”.

Pera Palas Oteli

Quando estive em Istanbul hospedei-me no legendário Pera Palas Oteli, ou Pera Palas Hotel Jumeirah – “The Pearl of Istanbul – inaugurado no ano de 1892 com a finalidade de entreter os passageiros que chegavam à Turquia pelo trem Orient Express, e se tornou um ponto de encontro elegante para as celebridades do início do século XX.


FOTO 1 – Pera Palas Oteli (Pera Palace Hotel Jumeirah), “The Pearl of Istanbul”.

FOTO 2 – Entrada do Pera Palas iluminada à noite.

O Pera Palas é hoje classificado como um dos hotéis mais icônicos do planeta. Durante cerca de 70 anos foi o mais importante de Istanbul. Alexander Vallaury, um levantino de origem francesa e residente em Istanbul, foi quem projetou o prédio. Na sua arquitetura, ele mesclou o neoclássico com o art-nouveau e estilos orientais, resultando em um edifício que é típico da arquitetura do século XIX. Os interiores do prédio apresentam um estilo mais oriental. De acordo com esta visão eclética, as citadas linhas art-nouveau são observadas em torno do elevador e na seção do café.

Na época desta viagem, eu usava traje safári em países orientais e africanos. Era a moda.


FOTO 3 – A recepção do Pera Palas.

FOTO 4 – Um dos salões.

FOTO 5 – Ao fundo, a porta de entrada.

FOTO 6 – Salão principal e seu teto.

FOTO 7 – O teto do Pera Palas

FOTO 8 – Rubens Faria Gonçalves e Francisco Souto Neto no salão do Pera Palas.

FOTO 9 – Rubens Faria Gonçalves no salão principal do Pera Palas.

FOTO 10 – Francisco Souto Neto e Rubens Faria Gonçalves no salão do Pera Palas.

Uma das suas atrações Pera Palas é o elevador, todo de ferro trabalhado e vazado, que mais se assemelha a um portal das mil-e-uma-noites. Esse elevador foi o primeiro da Turquia movido a eletricidade. O próprio hotel foi também o primeiro prédio de Istanbul, depois dos palácios otomanos, a receber energia elétrica, e o primeiro hotel da Turquia a oferecer água quente nos banheiros para os hóspedes.

FOTO 11 – Francisco Souto Neto saindo do elevador do Pera Palas.

FOTO 12 – O espaço aberto (sem paredes) do poço do elevador.

FOTO 13 – Rubens Faria Gonçalves na escadaria ao redor do poço aberto do elevador do Pera Palas.

FOTO 14 – O elevador do Pera Palas no andar térreo.

FOTO 15 – O elevador do Pera Palas no 2º andar.

FOTO 16 –  Poço do elevador e escada ao seu redor.

Hóspedes famosos

Para mim, entretanto, a curiosidade maior do Pera Palas consiste nas pessoas famosas que lá se hospedaram, cuja relação completa darei ao final deste artigo. Os apartamentos têm placas de bronze nas portas, gravadas com os nomes das celebridades que ali dormiram. É divertido percorrer os corredores, o que fiz com meu companheiro de viagem Rubens Faria Gonçalves, filmando as placas fixadas nas portas dos quartos. Encontramos nomes de Greta Garbo, Ernest Hemingway, Jacqueline Kennedy Onassis, Zsa Zsa Gabor, além de presidentes, príncipes, sultões. Até a espiã Mata Hari hospedou-se ali. O mais famoso apartamento está localizado no corredor dos fundos. Trata-se do Agatha Christie Room, transformado num pequeno museu, onde a conhecida escritora viveu durante alguns meses e ali escreveu um dos seus romances mais famosos: “Assassinato no Orient Express”. Há mais um “quarto-museu” no hotel, que hospedou Ataturk. Estes dois mencionados, os quartos de Agatha Christie e de Ataturk, não recebem hóspedes, ao contrário de todos os demais quartos (“rooms”) do hotel. Eu e meu amigo ficamos hospedados no Trotsky Room (Leon Trotsky foi político, intelectual marxista, escritor e revolucionário bolchevique), um quarto espaçoso e bonito, com vista para a Ponte Gálata, dotado de um banheiro tão antigo, mas muito bem conservado, que parecia não ter sido reformado desde que foi ocupado pelo famoso líder soviético. Eu, particularmente, acharia muito divertido se tivéssemos ficado no quarto de Greta Garbo, ou de Rita Hayworth ou mais ainda de Zsa Zsa Gabor, mas infelizmente estes já estavam ocupados por outros felizes turistas.

No famoso livro As Neves do Kilimanjaro, escrito por Ernest Hemingway (que foi um filme lançado em 1952 com Gregory Peck, Susan Hayward e Ava Gardner, e que teve um “remake” em 2011), o personagem principal, o escritor Harry, permanece no Pera Palas enquanto servia nas forças armadas durante a ocupação aliada de Istanbul na I Guerra Mundial.

Outro livro importante que cita o hotel foi escrito em 1969 por Graham Greene, em que o personagem Henry e sua tia Augusta Bertram hospedam-se no Pera Palas durante sua aventura em Istanbul. 

O mais famoso dos livros vinculados ao hotel é “Assassinato no Oriente Express”, que Agatha Christie escreveu em 1934 enquanto residiu por alguns meses no Pera Palas. Como disse antes, seu quarto é mantido como um memorial à autora... um “mini-museu”.

Há muitas fofocas sobre o que teria acontecido sob os lençóis do Pera Palas, e uma delas é a de que Ataturk, presidente e criador da Turquia moderna, teria tido ali um tórrido romance com Zsa Zsa Gabor.

Liteiras para os hóspedes

Nem todos colocavam os pés no chão nos primeiros anos do Pera Palas, no século XIX, quando ainda não existiam automóveis. O transporte de pessoas fazia-se na “sedan chair”, ou seja, uma liteira, no Oriente designada como palanquim, que é uma cadeira portátil, neste caso coberta e fechada, com porta e janelas envidraçadas, suportadas por duas vigas laterais.

FOTO 17 – Liteira para transporte de hóspedes no século XIX, em exposição no Pera Palas Oteli.

FOTO 18 – Turcos transportando hóspede do Pera Palas em liteira.

FOTO 19 – Desenho de carregadores de liteira transportando cavalheiro em Istanbul.

As elegantes “sedan chairs” do Pera Palas eram carregadas por musculosos funcionários para transportar passageiros que chegavam à estação ferroviária Sirkeci pelo Orient Express. Uma delas está exposta no canto de um dos salões do hotel. Na metade do século XX, carros “último tipo” de propriedade do Pera Palas, faziam as transferências para o aeroporto, pois os hóspedes passaram a preferir as viagens aéreas. Atualmente um Plymouth sedã marrom 1949 fica estacionado na porta do hotel, lembrando os anos dourados.

FOTO 20 – Entrada do Pera Palas com um Plymouth 1949 à porta.

Fizemos muitos passeios por Istanbul, mas o filme que estou anexando a este artigo, com 9 minutos de duração, foi todo feito dentro do Pera Palas, com destaque às placas nas portas dos quartos com os nomes das personalidades muito importantes que ali se hospedaram. Essas cenas internas são meio escuras, porque em 1991 filmava-se com câmeras VHS que não tinham a potência em visibilidade das modernas câmeras digitais. Eis o filme:


Hóspedes notáveis

Esta é a relação das pessoas muito importantes que se hospedaram no Pera Palas Oteli: Rei Edward VIII, Rainha Elizabeth da Áustria, Imperador Franz Joseph, Rei Nicolas de Montenegro, Rei Vittorio Emmanuelle III da Itália, Xá da Pérsia Reza Pahlevi, Rei Ferdinand da Bulgária, Presidente Kemal Ataturk, Leon Trostky, Winston Churchill, Marechal Tito da Iugoslávia, Presidente Valéry Giscard d’Estaing, Greta Garbo, Rita Hayworth, Alfred Hitchcock, Zsa Zsa Gabor, Ernest Hemingway, Agatha Christie, Josephine Baker, Sarah Bernhardt, Jacqueline Kennedy Onassis, Gilbert Bécaud, Julio Iglesias, Mata Hari, Mikis Theodorakis... e outros.

FOTO 21 – Alguns dos hóspedes famosos do Pera Palas.

FOTO 22 – Francisco Souto Neto na porta do quarto que hospedou Leon Trotsky.

FOTO 23 – Francisco Souto Neto no seu quarto, que foi anteriormente ocupado por Trotsky.

Istanbul é uma cidade fascinante, com mesquitas, palácios e com sua poderosa História, que é a própria História do Mundo. Mas isto será assunto para outra ocasião.

FOTO 24 – O Pera Palas Hotel Jumeirah em 2016.


-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário