quinta-feira, 9 de junho de 2022

O BRASIL REGISTROU ONTEM, 8.6.2022, O 4º MAIOR NÚMERO DE CASOS DE CORONAVÍRUS DO MUNDO EM UMA SEMANA, por Francisco Souto Neto.

 

Em 8 de junho de 2022, as contaminações pela covid em nova assustadora ascensão levam o Brasil a ocupar o triste 4º lugar no mundo.

 

Comendador Francisco Souto Neto

 

---------o--------

 

ATENÇÃO:

O BRASIL REGISTROU ONTEM O 4º MAIOR NÚMERO DE CASOS DE CORONAVÍRUS DO MUNDO EM UMA SEMANA.

 

por  Francisco Souto Neto

 

Segundo divulgação da OMS, ontem, 8 de junho de 2022, o número de contaminações pelo coronavírus colocou o Brasil em 4º lugar no mundo. Em relação à semana anterior, o aumento foi de 36%. E não é só; pior é que no mesmo período, nosso país está em 3º lugar em número de mortos.

Em contaminações, no momento os países mais atingidos são:

1º - Estados Unidos

2º - China

3º - Austrália

4º - Brasil

5º - Alemanha

 

Em óbitos, os piores países do planeta são:

1º - Estados Unidos

2º - China

3º - Brasil

4º - Rússia

5º - Itália

 

É justamente nesta tecla que eu venho martelando: a pandemia ainda não terminou! O que mais me espanta é que todos sabem disso, mas muitos continuam agindo como se já estivéssemos livres do flagelo.





Segundo a epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo, "a subnotificação deixou a gente no escuro, mas a gente já sabia que estava numa subida. Nós estávamos com um crescimento de positividade no teste, que é um indicador; algumas cidades já estavam com 40% a mais de positividade no teste".

O mês passado, maio, foi muito animador por ter sido o mês menos letal da pandemia no Brasil. Houve quem acreditasse que a pandemia chegava ao fim, mas parfa mim era óbvio que, infelizmente, esse momento ainda não chegou.  Em ambientes abertos com afluência normal de público, isto é, sem aglomerações, o uso de máscara pode ser dispensado. Mas em lugares públicos fechados, não.

Quando saio de casa, estou sempre usando máscara. Ainda bem que nas ruas continua sendo bem expressivo o número de pessoas circulando com esse meio de proteção, e eu mentalmente as aplaudo.

Para nos livrarmos da peste, é preciso que os brasileiros se vacinem convenientemente. Como são relapsos aqueles que não tomam todas as doses necessárias de vacina, e palermas os que não acreditam nas diretrizes da Ciência.

-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário