domingo, 10 de junho de 2018

O LIVRO DE LEDIR MARQUES PEDROSA: "OS BARBOSAS NO SUL DE MATO GROSSO", por Francisco Souto Neto para o Portal Iza Zilli.



A escritora Ledir Marques Pedrosa


 PORTAL IZA ZILLI
- O maior portal de comunicação social do Paraná -

Iza Zilli

Comendador Francisco Souto Neto

O livro de Ledir Marques Pedrosa: “Os Barbosas no Sul de Mato Grosso”.

Francisco Souto Neto

No ano de 1980 minha prima, a escritora Ledir Marques Pedrosa, que reside na capital de Mato Grosso do Sul, escreveu e editou “Origem Histórica e Bravura dos Barbosas” que em princípio poderia ser considerado um livro de restrito interesse familiar. Entretanto seu conteúdo demonstrou que, mais do que apenas isso, ele revela a história da colonização e formação do sul do antigo Estado de Mato Grosso uno. Tanto sucesso fez, que em 1988 Ledir lançou uma segunda edição. Com a passagem das décadas, essa obra tornou-se um collection item procurado nos sebos do país e encontrado – quando ocasionalmente encontrado – por preços astronômicos.

Por curiosidade, no dia 6 do corrente entrei na Estante Virtual buscando por algum exemplar do referido livro. Encontrei um deles num sebo do Rio de Janeiro pelo preço de R$650,00. Fotografei o anúncio no monitor do meu computador, como se vê abaixo:

FOTO 1 – Cotação do livro Origem Histórica e Bravura dos Barbosas, de Ledir Marques Pedrosa, na Estante Virtual em 5.6.2018.

Transcorridos mais de 30 anos, lá pelo início desta década Ledir Marques Pedrosa resolveu atualizar o seu livro para uma 3ª edição. Agora seu trabalho acaba de ser editado, e vem com o título de Os Barbosas no Sul de Mato Grosso.

FOTO 2 – A capa de Os Barbosas no Sul de Mato Grosso.

FOTO 3 – Quarta capa (ou contracapa) do livro.

FOTO 4 – Primeira orelha da obra.

FOTO 5 – Segunda orelha da obra.

Ainda que à distância, pude acompanhar o seu minucioso trabalho para relatar a história dos colonizadores Barbosas desde o século XVIII, quando Francisco Apolinário Gonçalves Barbosa, português de origem, vivendo na cidade mineira de Sabará, negociava no Rio de Janeiro permutando por tecidos o ouro que comprava nas minas da mencionada Sabará. Numa das paradas desse longo percurso, em um vilarejo próximo a Petrópolis, após pernoitar à beira de um riacho, acordou-se com a voz de uma jovem alemã, que mal falava o português, pedindo-lhe ajuda. Ela relatou-lhe que se encontrava fugindo do pai, que a maltratava, e que estava sendo perseguida por ele. Compadecido da moça e ao mesmo tempo empolgado com sua beleza, lavou-a consigo para Sabará. A alemãzinha chamava-se Margarida Teveja Brunszwick. Ao casar-se com Francisco Apolinário, retirou o nome Brunszwick e acrescentou “de Jesus”, o que fez pelo receio de vir a ser localizada pelo pai e seus furiosos irmãos.

O português Francisco Apolinário e a alemã Margarida são meus pentavós (ou 5ºs avós) pelo meu lado materno, o que explica os olhos verde-azulados de minha mãe, e seus cabelos louros.

Os filhos desse casal, dentre eles Inácio Gonçalves Barbosa (nascido em 1806) que se casou com Antônia Izabel de Jesus Marques, mudaram-se para o ainda selvagem sul de Mato Grosso e tornaram-se seus desbravadores e colonizadores.

Inácio e Antônia Izabel são meus tetravós (ou 4ºs avós) maternos.

Marcelina Barbosa (1846-1934), a oitava filha da prole do casal Inácio e Antônia Izabel, casou-se com o descendente de suecos José Henrique Pires Martins. Importante matriarca da família Barbosa, Marcelina teve treze filhos, um dos quais, o médico Vespasiano Barbosa Martins, que foi senador da República e governador de Mato Grosso. Um neto de Marcelina, Wilson Barbosa Martins, foi também senador da República e igualmente governador de Mato Grosso do Sul.

Marcelina e José Henrique são meus trisavós pelo lado materno.

FOTO 6 – Mapa do Brasil em 1709, como parte da Capitania de São Paulo.

FOTO 7 – Mapa do Brasil em 1789, com a conformação do Estado de Mato Grosso.

FOTO 8 – Mapa do Brasil em 1822, com Mato Grosso durante o Primeiro Reinado.

FOTO 9 – Mapa do Brasil em 1889, após a Proclamação da República do Brasil.

FOTO 10 – Mapa do Brasil em 1943, durante a II Guerra Mundial e após a criação do Território Federal do Guaporé (atual Estado da Rondônia).

FOTO 11 – Mapa do Brasil em 1990, mostra o Estado de Mato Grosso após a criação de Mato Grosso do Sul em 1990, configurações estas mantidas na atualidade do corrente ano 2018.

A autora do livro Os Barbosas no Sul de Mato Grosso, Ledir Marques Pedrosa, dando números aos milhares de descendentes do português Francisco Apolinário e da alemã Margarida Brunszwick, ilustrou a obra com centenas de fotografias desses descendentes.

FOTO 12 – O livro de Ledir Marques Pedrosa.

Seguindo estritamente as regras impostas pela genealogia, nesta nova edição que leva o nome de Os Barbosas no Sul de Mato Grosso, o meu número é o 4-8-4-2-3-3.

Meu ramo familiar (isto é, meus pais e meus irmãos) figura nas páginas 154 a 159. Tão meticulosa foi a autora, que fez uma extensa referência aos ancestrais do meu pai, Arary Souto, que pelo lado paterno descendia do Visconde de Souto e, pelo lado da avó Maria da Lapa de Salles Oliveira, descendia de D. João, infante de Portugal e Duque de Valência de Campos.

Abaixo, estão as fotografias das páginas 154 a 159, as quais Ledir, generosamente, preencheu com 43 fotografias de meus pais, meus irmãos Olímpio e Ivone, minhas sobrinhas Dione Mara Souto da Rosa e Rossana Souto da Rosa, e minhas sobrinhas-netas Marion Souto da Rosa Lemes e Isabelle Edith Aguilar da Rosa, além de outras fotografias de queridos parentes. A autora encontrou fotografias de páginas dos meus álbuns do Facebook, recortes de jornais referindo-se à minha atuação na vida cultural do Paraná, e até uma foto minha onde apareço usando a toga com os galões dourados da Academia de Letras José de Alencar, de Curitiba, instituição da qual Ledir Marques Pedrosa é membro na qualidade de sócia-correspondente. Tão minuciosa foi Ledir que até o nome de meu chihuahua, Paco Ramirez, se lembrou de eternizar na sua obra.

FOTO 13 – Página 154.

FOTO 14 – Página 155.

FOTO 15 – Página 156.

FOTO 16   Página 157.

FOTO 17 – Página 158.

FOTO 18 – Página 159.

O livro Os Barbosas no Sul de Mato Grosso é de grandes dimensões (21 x 28cm), com 432 páginas e em papel couché. Um verdadeiro tesouro e um legado para a História de Mato Grosso do Sul.

Assim como a página 154 é específica de minha mãe, Edith Barbosa Souto, a página 159 onde termina o capítulo “Francisco Souto Neto” é também o início dos trechos destinados a dois dos irmãos de minha mãe, Cláudio Barbosa Macedo, que se casou com Alexina Alves Macedo, e Alonso Barbosa Macedo, que se casou com Francisca Maria Barbosa. A página 160 contém as fotografias do núcleo familiar formado por meu citado tio Cláudio Barbosa Macedo.

FOTO 19 – Página 160.

Nas últimas páginas do livro, a autora reuniu muitas fotografias a cores, dentre as quais uma em que apareço com meu medalhão de comendador, segurando “o inseparável Paco”, tal como escreveu Ledir:

FOTO 20 – Página 424, Francisco Souto Neto ao centro com o chihuahua Paco Ramirez.

Abaixo, algumas fotografias de Ledir Marques Pedrosa na sua memorável noite de autógrafos.

FOTO 21 – Ledir autografando.

FOTO 22 – Ledir autografando.

FOTO 23 – Ledir autografando.

FOTO 24 – Ledir Marques Pedrosa e as primas Déa Barbosa Marques Soares e Maria Inez Marques Soares.

FOTO 25 – As convidadas Nazaritha de Lima Arar e Terezinha Macedo.

FOTO 25 – Ledir Marques Pedrosa com convidados.

FOTO 26 – Ledir Marques Pedrosa com convidados.

-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário