segunda-feira, 2 de outubro de 2017

COLMAR (FRANÇA), UM SONHO MEDIEVAL por FRANCISCO SOUTO NETO para o PORTAL IZA ZILLI.

Casas várias vezes centenárias no centro de Colmar.

 PORTAL IZA ZILLI
- O maior portal de comunicação social do Paraná -

Iza Zilli

 
Comendador Francisco Souto Neto

Colmar (França), um sonho medieval

Francisco Souto Neto

Não é possível afirmar que Colmar, na região da Alsácia, é a mais encantadora cidade da França, porque naquele país – e de sorte em quase toda a Europa – tudo é belíssimo.

Estive há muito tempo em Colmar. Foi em 1991, quando o TGV (“trein a grand vitesse”, isto é, “trem a grande velocidade”) tinha já umas quatro linhas cortando o território francês em várias direções. São trens que viajam a mais de 300 quilômetros horários. Em 2007 o TGV francês bateu o recorde internacional, correndo a 574 km/h. São trens de tecnologia muito avançada, anos-luz à frente do vergonhoso estágio das ferrovias brasileiras.

Naquela ocasião a percurso de Paris a Besançon era coberta pelo TGV em apenas duas horas e meia. Luxuoso e confortabilíssimo, o trem é dotado de ótimo restaurante e bar, mas refeições são também servidas nos vagões de passageiros em mesas que se abrem à frente dos viajantes. A comida é excelente, muito refinada, mas o preço… estratosférico! A partir de Besançon alcançava-se facilmente a cidade de Colmar, a apenas 130 quilômetros de distância, em trem convencional. Colmar situa-se entre Strasbourg e Mulhouse, quase vizinha da alemã Friburgo.

Abaixo, algumas fotografias do TGV francês:











Colmar reúne todos os encantos da Alsácia. Com apenas 67.956  habitantes em 2017, ela é um encontro permanente entre a Arte e a História. Suas casas, em média de três pisos, contam com janelas floridas de gerânios e parecem saídas das nossas mais bonitas fantasias medievais. Muito bem conservada, como em geral são todas as cidades europeias, tem vasta área para pedestres e é cortada por canais, contando com charmosos restaurantes e hotéis. No século XIV foi sede da Decápole, uma união de dez cidades livres imperiais do Sacro Império Romano-Germânico, que apressou o fim da era feudal. O mais encantador bairro da cidade chama-se Petite Venice (Pequena Veneza). As agitadas ruelas medievais refletem a vocação comercial da cidade.

Não é possível simplesmente passar por essas pequenas cidades. É preciso hospedar-se em hotel pitoresco, e permanecer durante dois, três dias, para poder explorar a pé as suas ruelas e os arredores.

O encanto de Colmar fala por si. Basta ver as fotos abaixo.












-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário