quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Introdução ao blog "Crônicas não publicadas em jornais e revistas"

INTRODUÇÃO AO BLOG
“CRÔNICAS E ARTIGOS NÃO PUBLICADOS EM JORNAIS E REVISTAS”

Francisco Souto Neto

      Este ano de 2015 será o marco de uma mudança radical em meu histórico jornalístico, pois estou iniciando hoje este blog que se chamará “Crônicas e artigos não publicados”. Entenda-se: não publicadas em jornais ou revistas, e sim no abstrato da web.
 
   A imprensa, desde que me tornei jornalista, tinha apenas três variantes de manifestações que se limitavam a estes adjetivos: escrita, falada e televisionada. Hoje há uma quarta versão para imprensa: a digital, de certo modo abstrata, que se encontra apenas na internet e que é alcançada unicamente através de computadores.

     Os jornalistas mais tradicionais, entretanto, consideravam que apenas aquilo que se publicava em jornais e revistas representava a imprensa autêntica, porque a falada e a televisionada seriam nada mais do que palavras ao vento. Mesmo quando já era possível gravar-se em fita algo do que se dissesse no rádio, não era comum gravarem-se programas radiofônicos inteiros. Na década de 40, aquilo que se falava e se via na televisão perdia-se no ar e na memória, pois o VHS ainda não fora inventado. Basta observar que do dia em que foi inaugurada a televisão no Brasil, 18 de setembro de 1950, não há imagens das solenidades, exceto um fragmento de filme mudo em celuloide, de apenas 24 segundos (1), que mostra nada mais do que Assis Chateaubriand discursando (obviamente sem som) ao lado de Homero Silva (2), que foi o apresentador do primeiro programa da televisão brasileira. São somente 24 segundos de imagens tremidas, feitas por algum anônimo herói da preservação da memória, que filmou com câmera portátil – coisa raríssima – o nascimento da tevê no Brasil.

     Como jornalista, eu escrevo e publico desde o fim da década de 50. Até ao ano passado, 2014, foram mais de 3.000 textos da minha autoria publicados em jornais e revistas, que agora estão quase todos transcritos em cinco blogs temáticos (3) que tenho na internet. Até há pouco tempo era-me impensável a possibilidade escrever algum texto diretamente na web, sem antes tê-lo publicado em jornal ou revista. Entretanto o mundo e as comunicações mudaram completamente. O poder da internet me veio há cerca de dez anos, nas palavras da querida amiga Iza Zilli, respeitada jornalista e colunista em Curitiba. Disse-me ela: “Hoje as pessoas estão preferindo que eu publique as notícias na internet do que no jornal”. De fato, o leitor que compra o jornal lê a notícia, ou a crônica, ou a coluna social, naquele mesmo dia. No dia seguinte o exemplar vai para o lixo, e morre o assunto de que tratava. Porém se a mesma notícia for veiculada na internet, repercutirá ad aeternum no Brasil inteiro, em todos os continentes e até nos cafundós do mundo. A coluna Expressão & Arte (4) que mantive durante mais de dez anos num jornal, era lida (quando lida) no dia da sua publicação por apenas um restrito número de interessados. Agora todas as minhas referidas colunas transcritas na internet – embora enfocando fatos antigos das décadas de 80 e 90 – somam dezenas de milhares de acessos de pesquisadores ou de simples curiosos espalhados por centenas de países...

     Enfim, ao começar este blog, dou início também a uma novidade absoluta na minha vida: colocar textos na internet sem tê-los antes publicado em jornais ou revistas, por isso o título “Crônicas e artigos não publicados”. E faço isto com a novidade de não estar limitado a um número de caracteres que caibam em determinado espaço do jornal ou da revista, e com a liberdade de fazê-lo como e quando desejar. Bem a propósito, este início ocorre no dia 10 de setembro, data da falência do meu trisavô o banqueiro Visconde de Souto (5), ocorrida em 1864, há exatos 151 anos.

     Esta primeira página do blog é, portanto, a introdução a meus textos não publicados preliminarmente em jornais e revistas. É este o meu primeiro passo em direção ao virtual do mundo cibernético.

Francisco Souto Neto (6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário