domingo, 8 de agosto de 2021

DIA DOS PAIS DE 2021 - LEMBRADO ARARY SOUTO (1908-1963), MEU EXTREMOSO E BONÍSSIMO PAI.

 

Arary Souto (1908-1963) 

DIA DOS PAIS DE 2021

LEMBRANDO ARARY SOUTO (1908-1963),

MEU EXTREMOSO E BONÍSSIMO PAI.

 

Francisco Souto Neto


 
Comendador Francisco Souto Neto

---------o--------

DIA DOS PAIS DE 2021 - LEMBRANDO ARARY SOUTO (1908-1963),

MEU EXTREMOSO E BONÍSSIMO PAI

por Francisco Souto Neto 

Há meses não escrevo para este blog, nem para aquele versando sobre histórias paralelas a diversos dos livros da minha biblioteca, por sentir-me de certo modo estressado pela pandemia de covid que grassa no mundo e que fez do Brasil um dos países mais afetados por contaminações e mortes em todo o planeta. Some-se a isso o desespero ante o desgoverno desta época em que a nação se esvai nas mãos de um mandatário desequilibrado e incompetente.

Hoje, Dia dos Pais, resolvi quebrar meu silêncio para prestar uma pequena homenagem a meu pai Arary Souto, que faleceu muito cedo, aos 54 anos, e que hoje estaria com a idade de 113 anos, se fosse possível viver-se tanto tempo.

Homem de fina educação e grande cultura, viveu em função da família, preocupado em dar a nós, os filhos, a melhor educação possível para que tivéssemos uma vida útil e tranquila. Boníssimo, jamais levantou a mão para agredir um filho, no que foi sempre seguido por minha mãe... ou vice-versa.

Vou acrescentar apenas algumas notícias de jornais e pequenas lembranças relativas a sua vida voltada à cultura e à comunidade. Não terei tempo para anexar os seus diplomas (dezenas deles), porque são bem maiores do que comportam as dimensões do meu scanner, e seria difícil retirá-los das caixas guardadas nos altos armários, para fotografá-los um a um, boa parte exarada por outros países. No futuro farei isso.

Hoje limito-me ao que estarei anexando abaixo:

 

Arary Souto aos 19 anos de idade: um dândi da época.

Arary Souto, quando era diretor da Associação Internacional de Imprensa no Paraná, foi eleito presidente de honra e primeiro secretário do Instituto de Cultura Americana, pelo seu presidente, o barão Elias Domit.

 Em 1949 Arary Souto é o Diretor de Redação do Jornal do Paraná, o diário matutino considerado o mais noticioso do Paraná.

                             Arary Souto, diretor de redação, escreve: "NOSSO PROGRAMA".

Detalhe da primeira página do Jornal do Paraná

Acima do título do jornal, lê-se Diretor de Redação: ARARY SOUTO. Superintendente: ADALBERTO CARVALHO DE ARAÚJO. Adalberto era o pai de ADALICE ARAÚJO.


Arary Souto, delegado da Associação Internacional de Imprensa.

Notícia do aniversário de Arary Souto.

Família de Arary e Edith Souto. Em pé, Olímpio, o filho mais velho. Abaixo, Francisco Souto Neto e Ivone Barbosa Souto (Souto da Rosa após o casamento).

Arary Souto no livro sobre os astrônomos amadores de Ponta Grossa, da autoria de Marcelo Kaczmarech.

Cinéfilo, Arary Souto tinha "permanente" para frequentar os cinemas de Ponta Grossa. Acima, o Cine Ópera. Os filhos também recebiam "permanentes" individuais.

Algumas das placas homenageando Arary Souto como prefeito de Presidente Venceslau, como diretor da Rádio Central do Paraná, como diretor do Jornal do Paraná e como presidente do Rotary Clube de Ponta Grossa. 


Nota em jornal mencionando Arary Souto como presidente do Clube de Caça e Pesca do Paraná e como diretor do Clube Amadores de Astronomia.
                                                            Assinatura de Arary Souto


Nota de jornal de Campo Grande sobre o jornal Correio do Estado que foi montado por Arary Souto, seu primeiro redator-chefe.

Arary Souto discursando.

Arary Souto discursando

            Arary Souto no balcão da Rádio Central do Paraná, na qual ele era diretor. Seu gabinete de trabalho ficava atrás da grande parede de vidro que se vê ao fundo.

Arary Souto (de costas), entregando o diploma de ginásio a Francisco Souto Neto, porque ele, Arary Souto, fazia parte da mesa de honra no palco do Cine Teatro Ópera durante as solenidades de formatura.

Arary Souto entre amigos radialistas.

Arary Souto com suas medalhas dos torneios de tiro ao prato.

O casal Arary Souto e Edith Barbosa Souto em 1962.

A imprensa comentando a atuação de Arary Souto como diretor da Rádio Central do Paraná.

Reunião do Rotary sob a presidência de Arary Souto.

Arary Souto discursando.

Arary Souto jantando com Dª Edith Barbosa Souto.

                       Arary Souto, como diretor da Rádio Central do Paraná, sendo homenageado.

Nota de falecimento do presidente Arary Souto, escrito por Bruno Enei,  no boletim do Rotary Club de Ponta Grossa.

Em 2016, os retratos (óleo sobre tela) de Francisco Souto Júnior (à esquerda) e seu filho Arary Souto (à direita), na residência de Francisco Souto Neto em 2016, entre bustos gregos.

-o-

2 comentários:

  1. Que história linda de seu pai. Que bela e merecedora homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Seu pai foi uma figura pública que transitou por tantos cargos importantes em sua, relativamente curta, existência. Teria feito muito mais pela sociedade paranaense. Eu sinto muito.Na foto jantando com sua mãe estão Viviane Durski e Luiz Frederico, se não estou equivocada.

    ResponderExcluir