sábado, 29 de dezembro de 2018

SESSÃO SOLENE DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR em NOVEMBRO de 2018 - Por Francisco Souto Neto.


SESSÃO SOLENE DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR
em NOVEMBRO de 2018

Francisco Souto Neto


Na noite de 28 de novembro de 2018, reuniu-se a diretoria da Academia de Letras José de Alencar no Palacete dos Leões, para realizar uma sessão solene, ocasião em que foi dada posse a novos membros da confraria.

Anita Zippin, que preside a instituição, posicionada na tribuna para realizar o protocolo, declarou aberta a sessão solene e convidou para comporem a mesa de honra as seguintes personalidades: o vice-presidente Arioswaldo Trancoso Cruz, o secretário geral Francisco Souto Neto, o 1º orador Joatan Marcos de Carvalho, Cristina, o representante da Editora Bonijuris Luiz Fernando de Queiroz, e o diretor Hamilton Bonat. Em seguida cumprimentou a todos, informando que realizaria o protocolo e pediu ao vice-presidente Arioswaldo Trancoso que passasse a assumir a presidência da mesa de honra. 

Arioswaldo proferiu um belo discurso, passando a palavra à senhora presidenta, que discursou de improviso, relatando a história da nossa Academia de Letras e a maneira como ela ingressou neste sodalício ao tempo em que estávamos ainda instalados numa pequena sala da Biblioteca Pública. 

Na sequência, deu-se possa aos novos acadêmicos, efetivos e correspondentes, chamando-os à frente para o recebimento da toga e para a diplomação. Foram empossados como associados efetivos: Ângela Maria dos Santos, Brasil Andrade Holsbach, Cíntia Maria Honório, Eduardo Bríndizi Simões Silveira, Jorge Andriguetto Júnior, Liana Zilber Vivekananda de Freitas, Paulo Starke Júnior (na ocasião representado pela responsável pelo Espaço Cultural BRDE, Valéria) e Ross Mary Vieira. Em seguida, deu-se posse aos associados correspondentes: Denival Francisco da Silva, de Goiás, e Roberto Victor Pereira Ribeiro, do Ceará. Ouviu-se, a seguir, o discurso de Ross Mary Vieira, que falou em nome dos acadêmicos recém-empossados. Discursou também o acadêmico Jorge Andriguetto Júnior. 

Dando sequência ao protocolo, o violinista Diogo Carlos Ferreira executou a melodia “Viola Clássica”, seguido da leitura dos currículos de todos os empossados, que foi feita por Joatan Marcos de Carvalho. Isto posto, subiu à tribuna a acadêmica Tânia Rosa Ferreira Cascaes, que pronunciou a saudação aos novos acadêmicos recém-empossados, encerrando com uma citação de Fernando Pessoa. 

A palavra foi passada ao novo membro Brasil Holsbach, que fez um longo discurso que teve como tema as Sete Quedas. Falou também Luiz Fernando Queiroz, enfocando a Coleção Helena Kolody, que será composta por 20 volumes de autores diversos. O passo seguinte da sessão magna foi a entrega de uma premiação por merecimento, ao músico Diogo Carlos Ferreira, entregue por Lílian Guinski, pelo seu interesse e consideração demonstrados para com a ALJA. O Prêmio Inspiração foi neste ano para Joatan Marcos de Carvalho, entregue por sua esposa Rosana Andriguetto. Outra premiação com entrega de troféus em forma de taças, foi feita aos associados Hamilton Bonat, Tânia Cascaes, João Carlos Bonat, Ariadne Zippin, Arioswaldo Trancoso Cruz e Luiz Fernando de Queiroz. 

Depois disso, o mesmo Luiz Fernando de Queiroz, editor da Bonijuris, e Joatan Marcos de Carvalho, fizeram o lançamento da Antologia de Bolso, Volume 5, intitulada “Saudade”, que contou com textos em prosa e poesia dos acadêmicos Anita Zippin, Ariadne Zippin, Arioswaldo Trancoso Cruz, Celso de Macedo Portugal, Dálio Zippin Filho, Dione Mara Souto da Rosa, Francisco Souto Neto, Hamilton Bonat, Joatan Marcos de Carvalho, Noilves Araldi, Rosana Andriguetto de Carvalho, Rubens Faria Gonçalves, Tânia Rosa Ferreira Cascaes e Vera Lúcia Rauta. 

Após referido lançamento, o presidente da mesa discursou agradecendo ao BRDE e aos seus diretores a utilização dos espaços pela Academia, aos acadêmicos, autoridades e convidados, a todos conclamando para que, juntos, dentro de um ano, comemoremos os 80 anos da ALJA. Convidando a todos para o coquetel, deu por encerrada a sessão solene. 

As fotografias abaixo, da solenidade e do posterior coquetel, foram feitas pelo diretor 2º secretário Rubens Faria Gonçalves.




















































































-o-

Um comentário:

  1. bela matéria, como sempre primaz. e as fotos de Rubens, perfeitas a marcar grande momento de nossa Academia de Letras JOsé de Alencar, iniciando as comemorações alusivas aos 80 anos de fundação. saudações acadêmicas

    ResponderExcluir