domingo, 12 de março de 2017

DUBAI - DESLUMBRE, OUSADIA E DELÍRIO por FRANCISCO SOUTO NETO para o PORTAL IZA ZILLI.


Dubai

PORTAL IZA ZILLI

Iza Zilli


Comendador Francisco Souto Neto

Dubai – Deslumbre, ousadia e delírio

Francisco Souto Neto

Emirados Árabes Unidos é o nome de um pequeno país debruçado sobre o Golfo Pérsico. Sete emirados formam a nação, cujo território, com apenas 83.600 km² (menor do que a área do Estado brasileiro de Santa Catarina) é um deserto semi-árido, abrandado por alguns oásis. Com uma produção de petróleo insignificante em proporção à dos seus ricos vizinhos, era um país inexpressivo em termos de turismo até muito recentemente.

FOTO 1 - Dubai em 1990. A foto na parte de baixo, de 2008, foi tirada do mesmo ângulo.

FOTO 2 - Dubai em 2017.

Projetos ousados

Em meados da década de 1980, o xeque (“sheik” em inglês) de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoun, concebeu um ambicioso plano para transformar aquela inexpressiva cidade na mais ousada do mundo, em termos de avanços tecnológicos e arquiteturais, de modo a tornar-se polo de atração turística mundial. E em pouco mais de vinte anos, concretizou projetos absolutamente surpreendentes. O primeiro deles foi acrescentar área ao território, criando arquipélagos artificiais, como o Palm Islands, em forma de palmeira, para abrigar elegantes vivendas e enormes hotéis. Alguns arquipélagos muito maiores estão em construção e outros já prontos, dentre os quais um conjunto de ilhas com a forma do mapa-múndi, tão grandes que são avistadas do espaço sideral.

 FOTO 3 - O arquipélago artificial Palm Islands, em forma de palmeira.

 FOTO 4 - Edifícios e mansões nos "galhos" da "palmeira".

FOTO 5 - O arquipélago formando os continentes da Terra.

A avenida principal cingiu-se de edifícios futuristas, os maiores com cerca de 100 andares. Até há pouco tempo, o Hotel Burj Al-Arab era o símbolo de Dubai, erguido no mar, com 321 metros de altura, evocando a vela de um barco. Porém em 2005 começou a ser construído outro edifício, então denominado Burj Dubai, que em 4 de janeiro de 2010, ao ser inaugurado como o prédio mais notável e mais alto do mundo – 828 metros de altura –  teve o nome alterado para Burj Khalifa.

FOTO 6 - No prédio em forma de vela, o hotel mais caro do mundo.

O Burj Khalifa

Para que se tenha uma ideia do que sejam os 828 metros do Burj Khalifa, basta dizer que o Pão de Açúcar tem 396 metros e o Corcovado 710. Portanto, esse prédio é mais alto do que o pico que ostenta o Cristo Redentor.
O desenho do Burj Khalifa foi feito por Skidmore, Owings e Merrill, os mesmos arquitetos da Sears Towers, que é o segundo mais alto prédio dos Estados Unidos, em Chicago, com 108 andares e 442 metros de altura.
O Burj Khalifa foi decorado pelo italiano Giorgio Armani, cujo hotel – o Hotel Armani – instalou-se nos seus primeiros 37 andares. Do 45º andar ao 108º há aproximadamente 700 apartamentos privados. Os pisos restantes foram ocupados por escritórios.
Ao redor do andar térreo do Burj Khalifa construiu-se uma área vastíssima que engloba 30 mil residências, nove hotéis e dezenove torres residenciais com cerca de 40 andares cada, cercados por jardins e espelhos d’água.

FOTO 7 - Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.

FOTO 8 - O Burj Khalifa.


O que mais impressiona nos Emirados Árabes Unidos é a pujança e o desejo de crescer e de se superar. Para criar-se um belíssimo e eficiente sistema metroviário bastou ao xeque estalar um dedo. As composições do metrô de Dubai foram concebidas com linhas aerodinâmicas e suas estações lembram naves espaciais da ficção científica. Bem a propósito, não há nada no mundo que se assemelhe tanto aos desenhos das metrópoles imaginadas pelo criador de Flash Gordon, quanto a cidade de Dubai. Em termos de vontade política, essa cidade deveria servir de exemplo aos políticos brasileiros, tão habituados a prometer em tempo de eleições a realização de “grandes” obras (na verdade bem modestas, em relação ao que se vê realizado no mundo) e nada cumprir.

FOTO 9 - À esquerda, o metrô de Dubai e uma das suas estações.

FOTO 10 - Futurista estação de metrô de Dubai.

FOTO 11 - Interior de uma das estações de metrô.

FOTO 12 - Dubai vista do alto.

FOTO 13 - Avenidas de Dubai.

FOTO 14 - Os lagos de Dubai.

FOTO 15 - Dubai à noite.

Agora constrói-se em Dubai um prédio que superará o Burj Khalifa. Será o “Tall Tower Aka Al-Burj”, que terá mais de um quilômetro de altura, mais de 200 andares e será inaugurado em 2020. Dubai é ousadia, é deslumbre, é um delírio arquitetônico.

FOTO 16 - Um dos projetos de edifícios para Dubai muito mais altos do que o Burj Khalifa. Este teria  mais de 200 andares e mais de um quilômetro de altura. Acima, em comparação ao Burj Khalifa. 


-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário