quinta-feira, 24 de julho de 2025

QUAIS SÃO OS DEZ MAIORES PRÉDIOS DE CURITIBA EM 2025? por Francisco Souto Neto.

 

QUAIS SÃO OS DEZ MAIORES PRÉDIOS DE CURITIBA EM 2025?                  por  Francisco Souto Neto.



Centro de Curitiba ao entardecer. Foto de Francisco Souto Neto em 2022.

Francisco Souto Neto em 2015 aos 71 anos.

Francisco Souto Neto em 2025 aos 81 anos.

 

 

QUAIS SÃO OS DEZ MAIORES PRÉDIOS DE CURITIBA EM 2025?

 

por  Francisco Souto Neto

 

Desde criança gosto de Arquitetura e sempre admirei os prédios altos: edifícios, torres, igrejas. Hoje, sentindo-me quase pueril, pesquisei e enumerei os dez edifícios mais altos de Curitiba. Os que estão classificados em 1º e 2º lugares estão ainda em construção, por isso ilustrarei o texto com maquetes desses dois primeiros que, na verdade, já têm cerca de 15 lajes erguidas em cada um deles.

Um detalhe: a altura dos prédios não é feita pelo número de andares, mas em metros.

As fotografias abaixo não são da minha autoria. Encontrei-as na internet.

 

1º lugarEDIFÍCIO OÁS com 179 metros.


2º lugarEDIFÍCIO PACE com 160 metros.


3º lugarEDIFÍCIO UNIVERSE SQUARE GARDEN com 152 metros.


4º lugarEDIFÍCIO CASA MILANO com 142 metros.


5º lugarEDIFÍCIO AGE 360 com 132 metros.


6º lugarEDIFÍCIO EVOLUTION CORPORATE com 129 metros.


7º lugarEDIFÍCIO MAISON LEGEND com 127 metros.


8º lugarEDIFÍCIO PALAZZO LUMINI com 125 metros.


9º lugarEDIFÍCIO CHAMPAGNAT TOWER com 123 metros.


10º lugarCURITIBA TRADE CENTER com 120 metros.

 

===ooOoo===


Abaixo, algumas fotografias que eu mesmo tirei de alguns dos edifícios listados acima.


Posicionado numa janela do prédio onde resido, tirei a foto acima, do Edif. Universe Square Garden (meio encoberto pelo prédio em primeiro plano) listado em 3º lugar no ranking dos dez mais altos de Curitiba. Como os Edifícios Oás e Pace (que serão os dois mais altos) estão ainda em construção, este - o Universe Square Garden - continuará sendo o mais alto da capital do Paraná durante ainda alguns meses. Nesta fotografia o prédio estava dourado pela luz do sol do fim da tarde.


O Edifício Casa Milano, listado por mim em 4º lugar entre os mais altos, está localizado no Bigorrilho (Champagnat). Fotografei-o da área de serviço do prédio onde resido, com zoom, num fim de tarde. Sua iluminação com luzes brancas irregulares dão-lhe um charme todo especial. Reparem num guindaste (grua) que aparece ao lado esquerdo do prédio. Pois trata-se da grua do Edifício Oás, que será o prédio mais alto de Curitiba e do Paraná, que está sendo erguido (deste meu ponto de vista) exatamente atrás do Casa Milano. Daqui de casa só o  verei quando ele uiltrapassar a altura do Casa Milano. O Oás terá 179 metros, enquando o Casa Milano tem "apenas" 142 metros.

Com minha câmera fotográfica Nikon Coolpix B700 (que com seu impressionante zoom telescópico alcança as montanhas da Lua), fotografei o Age 360 (listado em 5º lugar entre os dez mais altos) localizado no distante bairro Ecoville.


Este é o prédio listado em 6º lugar, o Evolution Corporate. Ele tem 37 andares. Tirei esta foto da janela da sala do meu apartamento. Como eu moro num 17º andar, consigo fotografar a parte mais alta do Evolution Corporate, que sobe muito além do teto do Hotel Pestana.

O Maison Legend está listado em 7º lugar dentre os mais altos de Curitiba. Fica em Ecoville. Esta foto também tirei com o fantástico zoom de minha Nikon Coolpix B700, por isso fica tão ampliado. Vejo-o da área de serviço do meu apartamento.


Um detalhe curioso sobre o Maison Legend, comentado na foto anterior. Nesta, um pouquinho mais de longe, deixo ver que abaixo do Maison Legend vê-se um guindaste (grua) na cor amarela, atrás de um telhado vermelho. Pois é a grua do Edifício Pace, que será o 2º mais alto de Curitiba. Nesta fotografia, uns 10 ou 15 andares do Pace estão num ponto bem mais baixo do terreno. Quando estiver todo erguido (terá 44 andares) ele encobrirá completamente o Edifício Maison Legend.

Nesta fotografia que tirei da janela do meu quarto, está (bem à direita da foto) o prédio listado em 10º lugar, o Curitiba Trade Center, aquele que ostenta um relógio redondo iluminado em seu topo. Esta é a mesma fotografia de abertura deste pequeno artigo. 

Ao concluir, quero observar a curiosidade: daqui do meu apartamento eu consigo ver quase todos os edifícios mais altos da cidade, e também verei aqueles que brevemente serão os dois mais altos de todos: o Oás (só a parte mais alta deste, porque, visto do meu apartamento, ele ficará atrás do Casa Milano) e o Pace. Isto é que é ver a cidade de cima. 

As fotografias ficarão aqui como um registro desta época, isto porque dentro de mais alguns anos a paisagem urbana estará totalmente renovada.


===ooOoo===